Artigo geoprocessamento
A Importância do Uso do Geoprocessamento no Processo de Licenciamento Ambiental
Canarana MT
2013
LIZIANA WISCH
ARTIGO
A Importância do Uso do Geoprocessamento no Processo de Licenciamento Ambiental
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, Disciplinas: Elaboração E Análise de Projetos de Conservação e Proteção Ambiental, Técnicas de Geoprocessamento em Estudos Ambientais, Avaliação do Impacto Ambiental e Licenciamento, Legislação e Direito Ambiental.
Orientadores Professores: Luciana Trigueiro Thiago Augusto Domingos Rodrigo Trigueiro Jossan Batistute Jamile Bernardes
Canarana MT
2013
A Importância do Uso do Geoprocessamento no Processo de Licenciamento Ambiental
Liziana Wisch
Resumo
O licenciamento ambiental é formidável para a preservação do meio ambiente, pois ele é uma segurança de que empreendimentos que fazem utilização de recursos naturais e com potencial poluidor realizem programas para a minimização dos impactos por eles gerados. O aumento da fiscalização ambiental de empreendimentos tem exigido a utilização de tecnologias que proporcionam maior agilidade nos processos para se conseguir atender a demanda de pedidos. Sendo assim, o objetivo é de apresentar aplicações do geoprocessamento nos processos de licenciamento ambiental, mostrando que essas ferramentas proporcionam rapidez e contribuem para maior eficácia dos projetos, garantindo a minimização dos impactos ambientais, pois eles melhoram a qualidade dos estudos ambientais.
Palavras Chaves: geoprocessamento, licenciamento ambiental, impacto ambiental, fiscalização.
1. Introdução
O licenciamento ambiental foi criado pela Política Nacional do Meio Ambiente para uso da União, estado e municípios como forma de regularização de empreendimentos (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, 2004). Tem sido importante para o uso adequado dos recursos naturais, pois ele permite que se haja uma maior fiscalização em torno de empreendimentos