GEOPROCESSAMENTO: RELEVÂNCIA E APLICAÇÃO NO LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Autor: Roberto Morais Barbosa
Artigo apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito do 2º Semestre do Curso de Gestão Ambiental
Orientadora: Profª. Lucélia Guimarães
RESUMO: Em tempos de consolidação do ideal de preservação do meio ambiente para as próximas gerações, o geoprocessamento é uma ferramenta tecnológica poderosa na área de gestão ambiental. Nesse aspecto, tem-se como exitosa sua aplicação no processo de licenciamento.
PALAVRAS-CHAVE: Geoprocessamento. Licenciamento ambiental. Relevância. Aplicabilidade.
ABSTRACT: In times of consolidation of the ideal of preserving the environment for future generations, the GIS is a powerful technological tool in the area of environmental management. About it, its implementation in the licensing process has been successful.
KEYWORDS: GIS. Environment licence. Relevance. Applicability.
1 INTRODUÇÃO
Desafiada pela crescente implicação ambiental negativa das práticas socioeconômicas no cotidiano da população, a Política Nacional do Meio Ambiente instituiu o licenciamento ambiental que, através de Estudo de Impacto Ambiental – EIA, analisa a viabilidade de implementação de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras ou causadoras de degradação ambiental.
Com informações precisas e confiáveis obtidas em tempo exíguo, o geoprocessamento é uma tecnologia que imprime dinamismo ao licenciamento ambiental, identificando características, potenciais e vulnerabilidades geográficas.
O geoprocessamento pode ser decisivo em ações de gestão ambiental, haja vista o potencial de imagens de satélite e fotos aéreas que permitem uma maior compreensão dos fatos e, por conseqüência, maior agilidade na resposta estatal que, em casos extremos, pode ser crucial para o meio ambiente ou ainda, para o sucesso do empreendimento.
Dessa forma, o