Geoprocessamento
COMO
FERRAMENTA
NA
GESTÃO URBANA E LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Resumo
A cartografia consolidou-se como uma ferramenta de uso abrangente em diversas areas do conhecimento ao longo dos últimos anos.
Sua aplicação no que diz respeito à gestão territorial e ambiental a torna uma ferramenta especialmente eficaz para uso na gestão pública e privada, tanto no que toca ao planejamento do desenvolvimento territorial, quanto para os processos de licenciamento ambiental.
Este trabalho tem por objetivo mostrar a evolução das ciencias da cartografia, o geoprocessamento o surgimento dos SIGs e suas inumeras aplicações nas mais diversas areas da atividade humana.
Palavras Chave
Geoprocessamento,
Sistema
Licenciamento Ambiental
Introdução
de
Informação
Geográfica,
Gestão
Urbana,
Ao longo de centenas de anos, o homem procurou compreender a relação existente entre sua vida e o espaço geográfico no qual estava inserido. Com esse anseio, surgiu a necessidade de representar tal espaço para facilitar sua compreensão e pensar na atuação do homem nele. Foi assim que nasceu a
Cartografia, a ciência dos mapas.
Povos
da
antiguidade,
como
os
babilônios,
egípcios,
chineses,
foram
desenvolvendo e aprimorando técnicas de medição e representação do espaço, mas sem dúvida, a Cartografia científica nasceu com os Gregos. Na extensa lista de cartógrafos helenos sobressaem os nomes de Erastóstenes e Ptolomeu.
O primeiro, no século antes de Cristo, aportou varias descobertas ao saber da humanidade. Por seu lado, Ptolomeu de Alexandria foi o primeiro em utilizar uma projeção cartográfica para representar a Terra redonda sobre uma superfície plana gerando o mapa. Esta técnica de representação é utilizada até hoje.
Posteriormente, o conhecimento cartográfico grego passou aos romanos. Quando o império romano desabou e a Europa Ocidental entrou no longo período da Idade
Média, todo aquele