Relatório de Inorgânica Experimental
Química Inorgânica Experimental I
Raquel Guedes
Rennê Soares
Sistemas e Reações Químicas
Natal, 26 de Setembro 2013 Raquel Guedes
Rennê Soares
Sistemas e Reações Químicas
Relatório referente ao terceiro experimento desenvolvido na disciplina Química Inorgânica Experimental I, oferecida pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte do semestre letivo 2013.2
Docente: Ana Paula de Melo Alves
Natal, 26 de Setembro de 2013
I. Introdução
Costuma-se denominar reação química como sendo o conjunto de processos pelos quais um tipo de matéria se transforma em outra. Notadamente, ao se transformar, a matéria passa por um rearranjo de todos os seus átomos constituintes. A isso, damos o nome de reação química.
Toda reação pode ser facilmente representada através de sua equação química. Para isso, basta que conheçamos as fórmulas de suas substâncias reagentes e produtos. É possível descrever tudo o que ocorre ao se misturar “n” componentes de um dado sistema através de sua representação esquemática. Através do desenvolvimento da equação química correspondente a um dado processo de reação, podemos obter informações tanto qualitativas como quantitativas durante todo o seu curso.
As evidências de ocorrência de uma reação são percebidas uma vez que, após o processo as propriedades das substâncias obtidas diferem nitidamente de suas propriedades antes da reação. Vários são os indícios de ocorrência de uma reação química: mudanças de cor, emissão de luz, absorção ou liberação de calor, desprendimento de gás ou formação de precipitado.
Não obstante, só devemos afirmar que houve reação química quando conseguimos identificar mudanças significativas ao final