Relatorio 1 Inorganica Experimental
Os elementos do Grupo 1 são: Lítio (Li) de M.M.= 6,941g/mol; Sódio (Na) de M.M.= 22,990 g/mol; Potássio (K) de M.M.= 39,098 g/mol; Rubídio (Rb) de M.M.= 85,468 g/mol; Césio (Cs) de M.M.= 132,91 g/mol e Frâncio (Fr) de M.M.= 223,00 g/mol.
O Grupo 1 também compreende o elemento Hidrogênio (H), mas como ele não foi usado nos experimentos não será falado dele neste relatório.
O Grupo 2 é formado por: Berílio (Be) de M.M.= 9,0122 g/mol; Magnésio (Mg) de M.M. = 24,305 g/mol; Cálcio de M.M.= 40,078 g/mol; Estrôncio (Sr) de M.M.= 87,62g/mol; Bário (Ba) de M.M.= 137,33 g/mol e Rádio (Ra) de M.M.= 226,00 g/mol.
Todos os elementos dos grupos 1 e 2 reagem com água, com excepção do Berílio que é menos eletropositivo formam hidróxidos e liberam H2.
Quando expostos ao ar, reagem com O2 e perdem rapidamente o brilho.
Em relação a solubilidade dos sais do Grupo 2, o sulfato de Magnésio é solúvel, mas os sulfatos de Cálcio, Estrôncio e Bário são insolúveis, assim como os carbonatos, oxalatos, cromatos e fluoretos. [1]
Os elementos do Grupo 2 tendem a ficar mais básicos à medida que o átomo fica maior, isso porque a eletropositividade acompanha a tendência do crescimento, ou seja, quanto maior o átomo, mais eletropositivo ele é.
- Objetivos:
Os objetivos desses experimentos são os seguintes:
- Observar a reatividade dos metais dos grupos 1 e 2 com ar, água e álcool etílico absoluto;
- Aferir o pH das soluções formadas;
- Observar a solubilidade dos sais de metais do grupo 2;
- Medir o pH dos óxidos de metais do grupo 2 e analisar a tendência de variação da basicidade;
- Sugerir métodos de tratamento para os resíduos gerados;
- Procedimento experimental: Reatividade dos metais.
-Procedimento 1:
Inicialmente, com ajuda do técnico de laboratório e com auxílio de uma pinça e uma espatula, cortou-se pedaços pequenos (do tamanho da cabeça de um palito de fósforo, aproximadamente) de Lítio, Sódio, Potássio, Magnésio e Cálcio, o procedimento foi realizado na capela, cada