Pesquisa Biologia
Os nucleotídeos NAD, NADP, FAD agem em processos essenciais da célula, bem como a respiração e a fotossíntese.
NAD – nicotina-adenina-dinucleotídeo, é uma coenzima que atua no processo de oxidação. Fundamenta-se em nicotinamida, ribose e fosfato que fazem ligação com o adenina-nucleotídeo.
NADP – nicotinamida-adenina-dinucleotídeo-fosfato, é uma coenzima que tem uma ligação direta com a NAD, mas tem um conjunto de fosfato ligado á ribose do adenina-nucleotídeo, está presente nas vias biossintéticas.
FAD – flavina-adenina-dinucleotídeo, é uma coenzima que se fundamenta em riboflavina e fosfato agregados á um adenina-nucleotídeo.
O trabalho destes nucleotídeos se resume em transportar hidrogênio, que recebem das enzimas desidrogenases.
Ao receberem o hidrogênio, estes nucleotídeos, que estão na forma oxidada, passam para a forma reduzida. E voltam para a forma oxidada quando perdem o hidrogênio.
O Piruvato é o composto de menor energia que pode ser obtido da glicose sem a utilização de oxigênio. O ácido pirúvico ou piruvato é um composto orgânico contendo três átomos de carbono (C3H4O3), originado ao fim da glicólise. Em meio aquoso dissocia-se formando o ânion piruvato, que é a forma sob a qual participa dos processos metabólicos. Durante a glicólise, é transformada uma molécula de NAD+ em NADH. Como a quantidade desta molécula é limitada na célula, esta tem que ser regenerada, o que pode ser feito reduzindo o ácido pirúvico:
1- A álcool etílico (fermentação alcoólica)
2- A ácido lático (fermentação lática)
3- A acetil-CoA e dióxido de carbono (para o Ciclo de Krebs ou Sintetase de ácidos graxos)
A acetilcoenzima A (Acetil-CoA) é resultado da oxidação total do piruvato. Um composto intermediário chave no metabolismo celular, constituído de um grupo acetilo, de dois carbonos, unidos de maneira covalente a coenzima A.
A acetilcoenzima A provém do metabolismo dos carboidratos e dos lipídios, e, em menor proporção, do metabolismo das proteínas,