Mídias na escola
Todos os meios de comunicação audiovisual ensinam e atualizam a quem utiliza o mesmo , mostrando novas informações, novos tipos de comportamento,ensinando novas formas de linguagem e multimídia e outros tantos valores.
E é claro que a escola tem que saber lidar com essas novas tecnologias usando de métodos que possam ajudar, atualizar e deixar o estudo dos alunos mais dinâmico e mais e acordo com o cotidiano de cada um deles e do mundo em que se encontram.
Porém , temos um problema, o que fazer quando a escola não tem recursos tecnológicos para serem utilizados?
Neste caso, o professor não pode desanimar ou acomodar com aulas apenas de giz e quadro, a não ser que a escola exija. Há outras maneiras de introduzir as linguagens da mídia em sala, basta o educador improvisar e ser criativo.
O professor pode mandar pesquisas para casa sobre a linguagem verbal e não-verbal (gestos dos apresentadores ao passar uma notícia) no telejornal e depois trabalhar a persuasão; trabalhar com as propagandas da mídia e linguagem persuasiva e o uso do imperativo através de jornais impressos e revistas; desenvolver um trabalho com o uso de fotografias do passado e futuro nas aulas de História ou para ensinar os tempos verbais; usufruir dos canais de notícias da rádio para trabalhar a linguagem e montar com os alunos sua própria rádio; propor aos alunos desenvolver o jornal da escola ou da sala; orientar uma pesquisa pela internet com sites educativos e direcionados pelo próprio professor, dentre outros.
O que não pode acontecer é o professor ignorar o fato de a tecnologia fazer parte do cotidiano dos alunos e cobrar dos mesmos interesse pelas aulas. Os recursos tecnológicos são armas fundamentais para tornar as aulas mais