Relatório de Identificação de Aldeidos e Cetonas
Disciplina: Análise Orgânica
Identificação de Aldeídos e Cetonas
19/05/2014
Identificação de Aldeídos e Cetonas
Rio de Janeiro, RJ
19/05/2014
Curso Técnico em Análises Químicas
Sumário
1. Introdução
Os aldeídos e cetonas são compostos que possuem como característica estrutural típica a presença de um grupo carbonila (C═O) ligado a uma (aldeído) ou duas (cetonas) cadeias carbônicas. O aldeído mais simples (metanal) é um gás solúvel em água. Ele é vendido na forma de solução 40% (formol) e é usado como desinfetante, na conservação de peças anatômicas, na fabricação de plásticos e de diversos compostos (medicamente, explosivo). A cetona mais simples é a propan-2-ona, usada principalmente como solvente e intermediário sintético. O grupo carbonila é presente em muitos compostos naturais, como por exemplo componentes de óleos essenciais.
De um modo geral, esse compostos carbonílicos são muito reativos, e isso se deve, principalmente, caráter eletrofílico do grupo carbonila à acidez dos hidrogênios ligados ao carbono alfa. Em termos de reatividade química, os aldeídos diferenciam-se das cetonas pela facilidade com que são oxidados a ácidos carboxílicos.
Nesse experimente de identificação de aldeídos e cetonas serão utilizados os seguintes testes: Teste de Tollens e o Teste de Fehling.
O Teste de Tollens, também denominado de Teste do Espelho de Prata é um experimento que permite a distinção entre aldeídos e cetonas e baseia-se na característica geral da função aldeído: o seu poder redutor.
A facilidade com que os aldeídos sofrem a oxidação provê um teste útil que diferencia aldeídos da maioria das cetonas. Misturando uma solução aquosa de nitrato de prata (AgNO3) com uma solução aquosa de hidróxido de amônia (NH4OH) produz-se uma solução conhecida como reagente de Tollens. O reagente possui o íon diaminoprata(I),