didatica
SISTEMA MUSCULAR
INTRODUÇÃO O homem é constituído, em grande parte, de músculos que representam 40% do peso corporal. Por meio da concentração muscular, podemos realizar numerosas funções no organismo, dentre as quais a locomoção, a produção de calor do corpo, o processo de progressão alimentar dentro dos tubos do sistema digestório, a condução da urina formada pelos rins até a bexiga para ser alimentado, o processo do controle da pressão arterial pela contração ou relaxamento dos músculos da parede das artérias, entre outras numerosas funções. Os músculos também proporcionam forma ao individuo e constituem uma barreira de defesa aos órgãos vitais.
Assim sendo, os músculos, que por meio de suas contrações proporcionam desde a defesa contra agressões externas como também a homeostase (equilíbrio) interna do corpo humano, constituem-se de elementos essenciais para a manutenção da vida e consequente perpetuação da espécie humana.
CONCEITOS DE MÚSCULOS
O corpo humano possui cerca de 600 músculos que formam o sistema muscular e constitui cerca de 40 a 50% do peso corporal. Cada músculo tem sua função especifica, e todos trabalham dependendo do sistema nervoso, ou seja, contraem-se ou relaxam quando estimulados pelos impulsos nervosos. Cada músculo é formado por diversas fibras musculares que são células alongadas e estreitas, e, portanto, quanto maior a quantidade de fibras, maior será a força que o músculo poderá exercer. Possui também um tecido conjuntivo que recobre sua estrutura e órgãos, chamada fáscia, além de exercer a função de unir os músculos e separa-los em grupos funcionais. O músculo possui ainda um cordão de tecido conjuntivo denso, chamado tendão, cuja função é fixá-lo a um osso. Os músculos têm a capacidade de aumentar ou diminuir seu comprimento. A contração é sua principal atividade, juntamente com o exercício do relaxamento e, por meio desses mecanismos, desempenha