Relatório de filosofia
O saber filosófico designava, desde a Grécia Antiga, a totalidade do conhecimento racional desenvolvido pelo homem. Abrangia, portanto, os mais diversos tipos de conhecimentos, que hoje entendemos como pertencentes à Matemática, Astronomia, Física, Biologia, Lógica, Ética e outras áreas do saber. São todos, pois o conjunto dos conhecimentos racionais que integrava o universo do saber filosófico.
Para a Filosofia interessava conhecer toda a realidade sem dividi-la em objetos específicos de estudo, dessa forma a Filosofia tem como instrumento a teoria do conhecimento que é a busca incessante do saber, do conhecer, da existência do homem e do mundo que o cerca.
A Teoria do Conhecimento utiliza a investigação como meio para o desenvolvimento das relações e interações do senso comum que integram várias áreas do saber. O profissional de Assistência Social demonstra uma correlação entre o saber filosófico, pois este profissional deve partir das ações investigativas e as diferentes formas de pensamento para desenvolver situações concretas vividas no seu cotidiano, e das relações com o meio utilizando o senso crítico para questionar seus métodos e refletir sobre seus resultados.
FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL
A reflexão filosófica surge no século VI A.C. na Grécia, tendo como meta aproximar-se da verdade. Os gregos definem Filosofia como: Filo - amigo e Sofia - sabedoria, amigo da sabedoria, na busca constante pela mesma.
O estudo da Filosofia volta-se para o ser, o conhecimento, o valor das coisas, da natureza e do homem. Foram muitos os pensadores que ao longo da história, refletiram e buscaram diferentes respostas sobre questões que ainda hoje fazemos ao longo de nossa existência. Questões essas que partem da necessidade que todo ser humano tem de compreender o significado do mundo em que vive e de si mesmo. Cada filósofo, em épocas distintas possuía uma linguagem conceitual própria.
Os principais eram: Sócrates que tinha o conhecimento como