Relatório de Filosofia
Aluna: Carolina Muniz
Faculdade de Comunicação Social (UERJ) : Relações Públicas
Professora: Juliana Moroni
Outubro de 2013
Na primeira aula, houve uma breve apresentação sobre conceitos, tipos, áreas da Filosofia.
Quando foi perguntado à turma o que era Filosofia, muitos responderam de forma parecida, dizendo que Filosofia era a busca pelo conhecimento, que o ato de filosofar seria o mesmo que indagar, sempre tentando entender e justificar a origem de tudo.
Quanto às áreas da Filosofia, foi comentado um pouco sobre as “principais”, como a lógica, que estuda os princípios da argumentação; e a ética, que é o estudo dos valores e da avaliação moral.
Em seguida, abordou-se o tema “escolas filosóficas”, com foco nos chamados “pré-socráticos”, estes que se preocupavam muito com o Universo e os fenômenos da natureza e buscavam explicar tudo por meio da razão e do pensamento científico.
Depois de falar um pouco dos pré-socráticos, a turma começou a discutir sobre um dos principais assuntos até então, que foi a relação entre a Filosofia, que promove questionamentos, e a Comunicação, que tem como foco a troca de mensagens. Desta forma, não é difícil enxergar que ambas as “disciplinas” são dependentes uma da outra. Da relação entre elas concluímos que devemos pensar sobre o tipo de informação que iremos passar, e também sobre como o outro irá receber a informação.
Ainda falando da Comunicação e Filosofia, impossível não falar da retórica e de seu uso em diversos tipos de discursos. A retórica, que é a arte de usar a palavra e a expressão corporal para persuadir alguém sobre determinado assunto, é utilizada por nós o tempo todo, e é tão natural que nem nos damos conta disso. Ela está presente em nosso cotidiano na publicidade, na música, no discurso político, entre outros. Uma observação: os filósofos gregos foram os primeiros a estudar o poder da linguagem.
Na aula seguinte, além de retomar o assunto “retórica”, começamos a