Relatório de filosofia
O Estágio Curricular Supervisionado de Observação Filosofia é obrigatório e minha experiência, ocorreu na Unidade de Ensino Estadual de Ensino Médio “Sizenando Pechincha”, localizada na Av: Olinda s/n Bairro Barcelona, no período noturno do Ensino Médio e E.J.A(Educação de Jovens e Adultos).
Este estágio tem por finalidade o registro de 300 horas, e é de relevante importância para vivenciar as práticas no dia a dia, propiciando ao futuro professor uma inserção em seu espaço profissional para o exercício da atividade docente, o levando avaliar o campo educacional, primando pelo aperfeiçoamento para o seu desenvolvimento.
As atividades próprias de estagio supervisionado constam de observação do ambiente escolar, participação, direção, participação de projetos de ensino e extensão e elaboração de relatórios.
Através da observação, da reflexão, da analise e problematização desta prática, é um momento oportuno para o estagiário na construção do conhecimento, habilitando-o para o exercício do magistério na referida disciplina.
O Estágio curricular supervisionado de observação implica uma relação pedagógica entre um profissional reconhecido em seu ambiente institucional de trabalho e um estagiário, sob a supervisão do docente responsável pelo estágio. O qual possibilita a vivência “in loco” e o conhecimento de situações reais. É importante que a inserção do futuro professor em seu campo de estágio se dê de forma a preservar a integridade do projeto pedagógico da instituição que o recebe, deve ser entendido em estreita interação com a teoria no movimento dialético da produção do conhecimento. Portanto, uma não pode ser abordada desarticulada da outra.
Segundo essa concepção, a relação entre teoria e prática, deve percorrer toda a formação do estagiário superando o caráter fragmentado que reduz as práticas. Esta tem por objetivo oferecer ao futuro professor oportunidades de reflexão e inserção na realidade social e educacional, contribuindo