Relatório de Destilação
Campus Suzano
DESTILAÇÃO SIMPLES E FRACIONADA, EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DA
ERVA MATE
Professor Rodrigo de O. Marcon
Edna Assis, Solange, Talita Fukuoka, Vanessa Aparecida
Suzano
2014
IFSP- Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus Suzano
Introdução
A destilação simples e a fracionada são métodos especiais de separação de misturas homogêneas, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido.
Destilação Simples: Separa um sólido e um líquido de uma mistura homogênea.
Ela consiste em separar o líquido em forma de vapor e esse vapor depois é condensado através de um aparelho chamado condensador.
Equipamentos utilizados na destilação simples:
•
bico de Bunsen: aparelho que realiza o aquecimento;
•
balão de destilação: onde a mistura é aquecida;
•
condensador: os vapores produzidos por esse aquecimento passam pelo condensador onde são resfriados e transformados em líquido novamente através do processo de liquefação. A parte sólida da mistura não se evapora, pois não é volátil, sendo assim permanece no balão de destilação;
•
frasco coletor: é onde se recolhe o líquido.
Destilação Fracionada: Esse processo consiste no aquecimento de uma mistura de mais de dois líquidos que possuem pontos de ebulição diferentes. Assim, a solução é aquecida e separa-se inicialmente o líquido com menor ponto de ebulição e, em seguida, o líquido com o ponto de ebulição maior.
Exemplos:
•
Os derivados do petróleo são separados por destilação fracionada, onde cada componente é destilado em uma temperatura diferente: baixas temperaturas separam a gasolina e o querosene, já na temperatura em torno de 300 ° C, são destilados os óleos e as parafinas.
Suzano
2014
IFSP- Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus Suzano
•
Nos alambiques se