Relatório de Cromatografia
INTEGRANTES
13.02293-8 Beatriz Cristovão Pessetti
13.02558-9 Camilla Rodrigues Xavier Gonçalves
13.00934-6 Gabriel Candia Zara
OBJETIVO
1) Separar e identificar os polifosfatos em amostra de detergente comercial, cuja marca é OMO MULTIAÇÃO por meio de cromatografia em papel fase normal, ou seja, o papel é tratado com a fase estacionária polar e o desenvolvimento cromatográfico é com uma fase móvel relativamente apolar, na qual em sua embalagem descreve
2) Comparar a amostra com os polifosfatos padrões utilizados na cromatografia em papel fase normal, listados abaixo :
P1 - Ortofosfato
P2 - Pirofosfato
P3 - Tripolifosfato
DADOS E CÁLCULOS
Utilizando a fórmula do abaixo.
O fosfato é o responsável por diversos problemas na água como a inibição da biodegradação das substâncias orgânicas. O grande problema está no fato de que substâncias que não são biodegradáveis não têm como ser exterminadas pelo tratamento de esgoto independente do fato de se ele é público ou privado.
Um grande problema em relação aos detergentes é o fato de que eles têm substâncias que são redutoras de oxigênio, basicamente são compostos que fazem a transferência de átomos de oxigênio. Essas substâncias causam danos muito sérios para os peixes e também para a vida marinha.
Os produtos ainda podem causar eutrofização que consiste no processo em que o curso de água fica repleto de nutrientes dissolvidos como magnésio, fosfatos e cálcio.
DISCUSSÃO E RESULTADOS
Ortofosfato
Pirofosfato
Tripolifosfato
Tornando a água mais pesada, esse fosfato já foi um dos principais componentes do detergente, mesmo que sujeiras como gorduras, por exemplo, já