Relatorio Cromatografia
Departamento de Química
Cromatografia em camada delgada - CCD
Relatório de aula experimental
Felipe Brait
Lívia M. Oliveira
Belo Horizonte
Novembro, 2014.
1. Objetivos Verificar a fotoisomerização do Azobenzeno através da técnica de cromatografia em camada delgada Identificar os compostos qual das amostras é o Benzidrol e qual é a Benzofenona através da técnica de cromatografia em camada delgada.
2. Introdução A cromatografia é um método físico-químico de análise que possibilita a identificação, purificação e separação de substâncias partindo do princípio de diferença de velocidade com que as substâncias se movem pela fase estacionária quando arrastadas por um solvente em movimento. Realizou-se a técnica de cromatografia em camada delgada (CCD) para a realização dos experimentos. Na cromatografia em camada delgada, uma placa de vidro é coberta com uma fina camada de sílica e a amostra é aplicada numa extremidade e o solvente é empregado em uma cuba de eluição. Como a sílica é polar, substâncias que interagem com a mesma são pouco arrastadas pelo solvente e substâncias apolares são mais arrastadas na placa pelo solvente que também é apolar.
3. Parte experimental
3.1 Parte I – Verificação da fotoisomerização do Azobenzeno Aplicou-se usando um tudo capilar uma gota da solução de azobenzeno em uma placa cromatográfica. A placa foi esporta a luz artificial por aproximadamente 15 minutos. Em uma cuba seca adicionou-se o solvente Tolueno de modo a atingir não mais que 1cm de altura e um pedaço de papel filtro para saturar de vapor a cuba. Retirou-se a placa da luz e aplicou-se, utilizando um tubo capilar, uma gota da solução de azobenzeno que ficou no escuro. Introduziu-se a placa na cuba de eluição e deixou-se o eluente subir até cerca de 1cm abaixo da extremidade superior da placa. Aguardou-se a evaporação do solvente e removeu-se a placa e a mesma foi colocada em uma em uma cuba reveladora contendo