Relatório de Cromatografia
Técnicas de Cromatografia
Professora: David Rodrigues
Data da Prática: 14/05/15
Alunas: _________________________________________________________ _________________________________________________________
Niterói, 14 de maio de 2015
Objetivo
A prática tem como objetivo comparar e discutir os resultados das diferentes técnicas de cromatografia.
Introdução
Usando propriedades como solubilidade, massa e tamanho, a cromatografia, tem a finalidade de identificar e separar/purificar misturas.
Para a separação de mistura são utilizadas duas fases, que são conhecidas como estacionária e outra móvel. Nesta é utilizado um líquido ou gás para realizar a separação, naquela utiliza-se algum material poroso como um filtro. O fator que leva a separação da mistura é o tipo de ligação que ocorre nestas duas fases, que podem interagir através de forças intermoleculares e iônicas, ocorrendo assim a separação. Deste modo, pode ocorrer que a mistura se separe em várias partes e/ou ainda ser purificada, ocorrendo a eliminação de substâncias indesejáveis.
Enquanto que na identificação é utilizado o método de comparação entre os resultados obtidos e outros previamente conhecidos
Classificação das técnicas cromatográficas
Pelo estado físico da fase móvel
► Cromatografia gasosa: a fase móvel é um gás, geralmente nitrogênio, hélio, hidrogênio e argônio, armazenado sob alta pressão, que impulsiona a amostra, que pode ser líquida, sólida ou gasosa.
► Cromatografia líquida: tem como fase móvel um líquido. Pode ser baseada em um sistema de alta performance - HPLC (High Performance Liquid Chromatography).
► Cromatografia supercrítica: a fase móvel é um vapor pressurizado, com temperatura acima da crítica, com viscosidade menor que do líquido, mas ainda assim, mantendo as propriedades de interação com o soluto.
Tipos de Cromatografia
Cromatografia Planar
Cromatografia Gasosa
Cromatografia Líquida Clássica