Relatorio de cromatografia
Objetivo: Realizar a separação dos pigmentos que compõem os determinados vegetais e folhas em estudo.
Introdução:
A cromatografia é uma técnica poderosa de separação de materiais que fornece informações quantitativas e qualitativas. Como exemplos a serem dados, graças a essa técnica, é possível imitar as essências florais com o estabelecimento das identidades e quantidades relativas dos componentes de uma fragrância; comparar amostras de fluidos; detectar drogas; testar a qualidade dos produtos e buscar evidência de vida em Marte. A Cromatografia em papel é assim chamada porque utiliza para a separação e identificação das substâncias ou componentes da mistura a migração diferencial sobre a superfície de um papel de filtro de qualidade especial (fase estacionária). A fase móvel pode ser um solvente puro ou uma mistura de solventes. Este método é muito útil para separar substâncias muito polares, como açúcares e aminoácidos. Possui o inconveniente de poder-se cromatografia poucas quantidades de substância de cada vez.
Matérias Utilizados – Laboratório
4 Becker de 250ml
2 Cadinhos c/ 2 pilões
1 par de luvas
1 Vareta de Vidro
Matérias Utilizados – Experimento
Filtro de papel
1 Cenoura
1 Beterraba
Folhas de Guaco
Urucum
Tesoura
Álcool etílico
Procedimento:
Para o inicio do procedimento identifique os Beckers, para cada substancia que será introduzida ali.
Retire as sementes de Urucum e em seguida amasse-as em um dos cadinhos com o auxilio de um dos pilões, após isso misture 50 ml de álcool com a ajuda da Vareta de vidro e despeje depois em um dos Beckers.
No segundo cadinho coloque folhas de Guaco e amasse-as também e repita o mesmo processo que foi feito com as sementes de Urucum, não esquecendo que cada substância deve ficar em seu Becker denominado.
A cenoura assim como a beterraba devem ser raladas, mas uma de cada vez e uma considerada porção, nada de exagero nem muita restrição, e colocadas em Beckers