Imagens no Osciloscopio
UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO
CURSO
ATIVIDADE ACADÊMICA
x
PRÁTICA 1: DAC IMAGENS NO OSCILOSCÓPIO
PROFESSOR:
São Leopoldo
2014
sumário
1 INTRODUÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1.1 Conversores DAC 4
2.1.2 Rede R/2R 5
3 PROCEDIMENTOS PRÁTICOS 7
4 CONCLUSÃO 11
1 INTRODUÇÃO
Em nosso mundo a maioria dos fenômenos naturais ocorre de forma contínua, ou analógica. Em contrapartida, os sistemas artificiais criados pelo homem cada vez mais utilizam de componentes digitais para analisar, armazenar e modificar grandes quantidades de dados. Desta forma, é claramente visível que existe a necessidade de elementos que possam transformar os sinais analógicos em sinais digitais, assim como o processo inverso. Estes elementos são denominados conversores digitais, podendo ser classificados como ADC (analógico-digital) ou DAC (digital-analógico).
O presente relatório tem como objetivo realizar um breve estudo dos conversores digitais, com ênfase no DAC. No terceiro capítulo será descrita a execução de um atividade prática envolvendo a conversão de dois sinais digitais de 8 bits em sinais analógicos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1.1 Conversores DAC
O conversor DAC (Digital-to-Analog Converter) é um circuito eletrônico que possui a capacidade de converter um sinal de entrada digital binário em um sinal de saída analógico. São essenciais entre o interfaceamento de circuitos digitais, como microcontrolador ou um microcomputador, e as variadas aplicações em que estes dispositivos podem ser utilizados. Em situações práticas, sinais de tensão, ou corrente, analógicos devem ser tratados por um processador digital. Desta forma, o sinal original, gerado por um circuito ou sensor, é convertido para um sinal binário. O sinal digitalizado é processado e, na maioria das vezes será utilizado para atuar sobre o circuito analógico que gerou o sinal original ou até mesmo sobre outro circuito. Desta forma, é necessária uma nova conversão, transformando o sinal