Relatório de Conversao de Energia
PARTIDA ESTRELA-TRIÂNGULO
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
Campus III - Leopoldina
Coordenação de Engenharia de Controle e Automação
Autores:
Daniel
Jessica
Antônio
Wesley Lucas Campana Custódio
Professora: Olga Moraes Toledo
Leopoldina MG, BRASIL
NOVEMBRO 2014
Introdução
A utilização de motores elétricos como elementos conversores de energia elétrica em energia mecânica é amplamente difundida na indústria em geral devido as suas incontáveis vantagens. Entre elas podemos destacar a elevada eficiência dessas máquinas, o que reduz os desperdício de recursos escassos, a sua facilidade de operação e manutenção, entre outros. Entretanto, as ocasiões de partida desses equipamentos são momentos críticos para qualquer sistema elétrico em que haja motores conectados, tanto do ponto de vista do custo da instalação quanto do ponto de vista da qualidade e da energia elétrica.
Tal fato se dá pelo elevado valor de corrente que esses motores necessitam para romper a inércia estática das cargas mecânicas a serem acionadas por eles, conhecidas tecnicamente como corrente de partida (Ip). A corrente de partida pode ser entendida como um surto de corrente de valor elevado, variando de 6 a 12 vezes o valor de corrente necessária para o funcionamento em regime, conhecida como corrente nominal do motor. Diante desta situação, torna-se imprescindível o uso de artifícios que possam reduzir os valores de corrente de partida dos motores elétricos. O desenvolvimento desses artifícios fez surgir as técnicas de partida de motores elétricos por meio do uso de chaves eletromecânicas e eletromagnéticas, inversores de frequência e soft-startes.
Neste trabalho iremos abordar o funcionamento e a montagem de uma partida estrela-triângulo como forma de implementar essa redução da corrente de partida.
Partida Estrela-Triângulo
Este método de partida baseia-se em realizar o