relatório de conversão de Energia
ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST
LABORATÓRIO DE CONVERSÃO DE ENERGIA
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA N° 3
LIGAÇÃO DO TRANSFORMADOR COMO AUTOTRANSFORMADOR
LUCIAN CAMPOS DOS SANTOS
MANAUS
2014
LUCIAN CAMPOS DOS SANTOS
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA N° 3
LIGAÇÃO DO TRANSFORMADOR COMO AUTOTRANSFORMADOR
Trabalho solicitado pelo professor Pierre Macedo para obtenção de nota na disciplina de Laboratório de Conversão de Energia do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado do Amazonas - UEA/EST.
MANAUS
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 01
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 02
EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO 03
QUESTIONÁRIO 04
REFERÊNCIAS BIBILIOGRÁFICAS 06
INTRODUÇÃO
A função do transformador é transformar a tensão da rede elétrica para uma tensão mais baixa ou mais alta. Se os enrolamentos de entrada e saída são considerados fontes de tensão, então a tensão de saída é produzida quando os dois são ligados em série. A tensão de saída torna-se superior devido à tensão de entrada e à soma da tensão induzida do enrolamento de saída. O transformador montado desta forma é chamado de auto-transformador. Esta designação é devida à semelhança com as bobinas de ignição do automóvel.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O autotransformador constitui um tipo especial de transformador de potência. Ele é formado por um só enrolamento. Fazendo-se derivações ou colocando-se terminais em pontos ao longo do comprimento do enrolamento, podem ser obtidas diferentes tensões. De acordo com as derivações nos terminais o autotransformador pode ser um abaixador ou elevador de tensão.
Autotransformador Elevador
O autotransformador da figura abaixo apresenta para o primário e secundário o mesmo valor de potência como a expressão V1xI1 = V2xI2.
Fig. 1 – Autotransformador Elevador
A tensão secundária