Tabela Periodica e suas propriedades
A atual tabela periódica está organizada em ordem crescente de Números Atômicos e os elementos estão distribuídos em :
Grupos – colunas verticais Períodos – filas horizontais
Grupo A: elementos representativos IA – alcalinos IIA – alcalinos terrosos VIA – calcogênios VIIA – halogênios VIIIA ou 0 – gases nobres
Grupo B: elementos de transição
As propriedades periódicas são aquelas que , na medida em que o número atômico aumenta, assumem valores semelhantes para intervalos regulares, isto é, repetem periodicamente.
A periodicidade das configurações eletrônicas é a propriedade principal da Tabela Periódica sendo responsável por todas as outras propriedades Periódicas. Esta periodicidade é analisada pelos elétrons da camada de valência, ou seja, camada mais externa.
Cada período é iniciado com um elétron na camada de valência (ns1) e termina com oito elétrons nas camadas s e p (ns2 e np6 – octeto completo)
Os elementos dos grupos B apresentam orbitais d ou f incompletos.
RAIO ATÔMICO: O TAMANHO DO ÁTOMO
É um valor obtido experimentalmente a partir de medidas interatômicas de compostos escolhidos adequadamente. São utilizados valores aproximados, pois o tamanho da nuvem eletrônica de um átomo depende de como este átomo esteja ligado. O tamanho do átomo decresce ao longo do período e aumenta quando desce no grupo.
No período, o aumento de prótons no núcleo provoca um aumento na atração dos elétrons provocando diminuição no raio atômico. Os elementos de transição tem diminuição moderada do raio atômico, pois o aumento no número de elétrons é nas camadas mais internas (n-1)d, o que protege os elétrons da camada de valência , diminuindo a atração do núcleo – efeito de blindagem. Os lantanóides tem efeito ainda mais sutil no decréscimo do raio atômico pois o aumento no número de elétrons é na camada f.
Nos grupos ocorre aumento do número de camadas, aumentando a