Tabela Periodica e Propriedades
UNIMEP
Tabela
Periódica
Química Geral
Na organização de uma coleção, é necessário estabelecer critérios que facilitem a localização de cada peça.
No caso de CDs podemos organizá-los de acordo com o gênero musical, de acordo com a nacionalidade etc. Sempre foi preocupação dos cientistas organizar os resultados obtidos experimentalmente de tal maneira que semelhanças, diferenças e tendências se tornassem mais evidentes.
Isto facilitaria previsões a partir de conhecimentos anteriores. Um dos recursos mais usados em Química para atingir essa finalidade é a tabela periódica.
Classificação dos Elementos Químicos
(O Primeiro Elemento)
"Ao lado, o fósforo (P).
Primeiro elemento a ser descoberto. Ponto de partida para a construção da Tabela
Periódica".
Johann W. Dobereiner (1817)
(O Primeiro Modelo de Tabela Periódica)
Grupo de 3 elementos colocados em ordem crescente de suas massas atômicas, onde a massa do elemento central era a média das massas atômicas do primeiro e terceiro membro. Muitos dos metais não podiam ser agrupados em tríades. Com isto, nascia a idéia de que as propriedades dos elementos estariam ligadas as massas atômicas. Alexander Beguyer de Chancourtoir (1862)
(O Segundo Modelo de Tabela Periódica)
O químico e geólogo francês propôs um sistema denominado “parafuso telúrico.” Distribuiu os elementos na forma de uma espiral de 45º que na superfície de um cilindro.
Em cada volta da espiral ele colocou
16 elementos em ordem crescente de massa atômica, de modo a posicionar os elementos com propriedades semelhantes um por baixo do outro na geratriz do cilindro.
John A.R. Newlands (1864)
(O Terceiro Modelo de Tabela Periódica)
Publicou uma tabela com elementos dispostos em ordem crescente de massas atômicas e, observou que a cada 8 elementos apareciam analogias entre si, ou seja, os elementos 1, 8, 15, etc. Este modelo ficou conhecido como lei das Oitavas.
A idéia de Newlands foi ridicularizada pela analogia com