PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIODICAS DA TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÃO METALICA
CURSO ENGENHARIA CONTROLE DE AUTOMAÇÃO
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E A PERIÓDICAS DA TABELA PERIÓDICA
E LIGAÇÃO METÁLICA
São Luís – Ma
2014
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIODICAS DA TABELA PERIÓDICA
E LIGAÇÃO METALICA
Trabalho apresentado à disciplina Química Geral oferecida na Faculdade Pitágoras ao curso de Engenharia Controle de Automação da para obtenção primeira parcial da nota, ministrada pela Profª. Luciana Protazio Dias Araújo.
São Luís – Ma
2014
PROPRIEDADES PERIÓDICAS E APERIODICAS DA TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÃO METALICA
1- INTRODUÇÃO
Em Química, os critérios utilizados para a organização dos elementos foram estabelecidos ao longo do tempo. A tabela periódica ou classificação periódica dos elementos é um arranjo que permite não só verificar as características dos elementos e suas repetições, mas também fazer previsões. Em 1869, um professor de Química da Universidade de São Petersburgo (Rússia), Dimitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907), estava escrevendo um livro sobre os elementos conhecidos na época - cerca de 63 -, cujas propriedades ele havia anotado em fichas separadas. Ao trabalhar com suas fichas, ele percebeu que, organizando os elementos em função da massa de seus átomos (massa atômica), determinadas propriedades se repetiam diversas vezes, isto é, eram propriedades periódicas. Mendeleev organizou os elementos com propriedades semelhantes em colunas verticais, chamadas grupos ou famílias, e em linhas horizontais, chamadas períodos, em ordem crescente de MA (massa atômica), em que as propriedades variam.
2- PROPRIEDADES PERIÓDICAS
Ocorrem à medida que o número atômico de um elemento químico aumenta, ou seja, assumem valores que crescem e decrescem em cada período da Tabela Periódica. São elas: raio atômico, energia de