ativ da braz cubas
A senhora Maria Joana casou-se no dia 30 de Janeiro de 1962, com o senhor Artur Alves de Bastos na igreja Nossa Senhora de Fátima, Rio Pequeno e deste enlace teve 02 filhas Maria Denacir e Sueli e dos mesmos esta grande matriarca teve 06 netos Pedro, Madalena, João, Samuel, Diego e Angélica e ainda 02 bisnetos Mateus e Ana Clara.
De família brasileira e numerosa dona Maria Joana era a caçula de 4 irmãos sendo destes 2 irmãs Paula e Conceição e esta ultima já falecida e ainda o irmão Davi.
Dona Maria Joana trabalhou desde muito jovem ajudando seus pais que também eram e faziam parte daquela localidade, e para o seu sustento naquela época plantavam para poder comer, Maria Joana realizava serviços braçais para auxiliar os mesmos, casou aos 18 anos de idade sendo que nesta união com o senhor Artur continuou realizando trabalhos na lavoura plantando principalmente milho, mas também realizando o plantio de outros para a subsistência sua e de toda a família.
No período de idade relativa à sua juventude, com certeza não teve a oportunidade de diversão e lazer como as que são proporcionadas atualmente, trabalhar e sustentar sua família eram tarefas executadas continuamente.
Não podemos esquecer que muitas pessoas da zona rural e que chegam à idade mais avançada não tiveram a oportunidade sequer de estudar, pois desde muito cedo tiveram que trabalhar para ajudar no sustento de sua família, auxiliando os pais na aquisição de alimentos, vestuário e remédios em prol de toda a família, e com dona Maria Joana a realidade não foi diferente.
Dona Maria Joana como era conhecida, moradora antiga do local nascida e criada naquela região, sempre foi muito querida e admirada pela comunidade local, pois se tratava de uma