etem
Uma das funções da tabela periódica é relacionar as propriedades dos elementos químicos com as estruturas de seus átomos, propriedades que podem ser do tipo periódicas e aperiódicas. As propriedades periódicas são as que variam periodicamente e atingem valores máximos como raio atômico, energia de ionização, densidade, entre outros, já as propriedades aperiódicas são as que vão sempre aumentando ou diminuindo á medida que crescem os números atômicos como a massa atômica, o calor especifico, a quantidade de raias no aspecto de raios-x. Um estudo das propriedades aperiódicas é importante para entendermos e definir várias questões sobre um elemento químico.
As Ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas que contêm dois ou mais elementos químicos, já a ligação metálica é aquela que se estabelece entre os átomos num metal sólido ou numa liga. Com isso, este trabalho apresentará a importância de sabermos a diferença entre uma propriedade periódica e aperiódica, de uma liga metálica e uma ligação metálica, oque é cada uma e aonde esta presente no nosso dia-a-dia.
Propriedades periódicas
A Tabela Periódica pode ser usada para relacionar as propriedades de seus elementos com suas estruturas atômicas. Os elementos se organizam de acordo com suas propriedades periódicas: à medida que o número atômico aumenta, os elementos assumem valores crescentes ou decrescentes em cada período. As principais propriedades periódicas são: eletronegatividade, eletropositividade.
A eletronegatividade é a tendência que um átomo tem em receber elétrons em uma ligação química, logo, não pode ser calculada a eletronegatividade de um átomo isolado.
A escala de Pauling, a mais utilizada, define que a eletronegatividade cresce na família de baixo para cima, devido à diminuição do raio atômico e do aumento das interações do núcleo com a elétrosfera e no período da esquerda pela direita, acompanhando o aumento do número atômico.
O flúor é