Relatório de Campo - 1ª Saída - Geologia Geral
Professora: Tatiana Diniz
Grupo:
Camila Cristina Fleming de Sousa 13/0064696
Gabriela de Souza Neves 11/0118715
Luísa Carvalho de Brito 13/0013668
Introdução
Este relatório tem como objetivo apresentar o que foi observado na primeira saída de campo da disciplina de Geologia Geral, a qual ocorreu no primeiro semestre do ano de 2013. Nele estarão contidas as observações feitas ao longo da saída nos oito pontos visitados, bem como as conclusões feitas a partir das informações colhidas em campo.
Na saída de campo foram observada várias formações diferentes, compreendidas em dois grupos encontrados na região do Distrito Federal, os grupos Paranoá e Bambuí. Cada um desses grupos apresentam rochas características, nos permitindo identificar efetivamente a qual grupo essas rochas pertencem.
•Ponto 1:
- Local: BR 020, corte de estrada, sentido sobradinho.
- Coordenadas: S 15°42’27,4’’; W 47°53’33,4’’.
As rochas observadas neste local são afloramentos que surgiram devido à deriva continental das placas São Francisco Craton e AmazonCraton que, no período em que o local ainda era mar, dobraram as rochas ali presentes, soerguendo o material, formando o Afloramento Paranoá. São rochas metamórficas, que já passaram pela sedimentação, com metamorfismo baixo, ou seja, são rochas formadas com baixa temperatura e pressão em comparação as demais rochas. Essas ardósias são de granulação argilosa (foto 1), com um brilho vindo do mineral Mica presente na rocha, e possui clivagem ardosiana característica.
As diferentes cores presentes são devido à composição da rocha e também pela deposição feita pelo mar, que aconteceu aos poucos. O acabamento da rocha foi feito pelo processo de deposição, assim como a foliação e a deformação, que ocorreu depois. Na composição dessa rocha os principais elementos que estão presentes são o cálcio, o