familia e sociedade
INTEGRANTES DO GRUPO
NOME RA
DISCIPLINA DE FILOSOFIA APLICADA AO SERVIÇO SOCIAL.
Desafio apresentado ao curso de Graduação em Serviço Social, Disciplina de Filosofia Aplicada ao Serviço Social, pelo Tutor á Distância Profº. Dr. Potiguara Acácio Pereira e Tutora Presencial Ana Lúcia Pereira.
- 2012 –
Etapa 1-
A CONSTITUIÇÃO SO SER HUMANO, SUA INTENCIONALIDADE E FINALIDADE NAS TAREFAS BÁSICAS.
Ao iniciarmos o estudo da filosofia é necessário refletirmos antes sobre a constituição do ser humano, sua intencionalidade e finalidade nas tarefas básicas.
Para tanto, discutiremos a seguir conceitos de mundo, de realidade, do que é viver em sociedade, da finalidade da vida, preconceito, entre outros.
A maneira como agimos e nos comportamos com o próximo traduz aquilo que acreditamos ser o mundo, isto é, traduz nossa percepção de nós mesmos e dos outros.
Ao pensarmos sobre realidade, entendemos que esta é dinâmica, podendo ser modificada, alterada e reconstituída, tornando esse processo possível as relações estabelecidas ao longo na vida, subjetiva e objetivamente.
Se afirmamos que a realidade é dinâmica, logo, afirmaremos que o ser humano também é, uma vez que, é o ser humano que constrói seu mundo e sua realidade, permanecendo sempre na busca da perfeição e evolução.
Segundo Pimenta “Aristóteles escreveu o homem é um ser que tende naturalmente para o saber... não se contenta apenas com tudo que a natureza lhe disponibiliza, quer ir mais além, conhecer o sentido da própria natureza de que ele é parte”, isto é, o ser humano não nasce pronto, precisando constantemente ser lapidado, aprimorado e superar suas limitações para sua própria descoberta, saindo do