Geologia
Relatório de Geologia em afloramentos do Distrito Federal
Relatório referente a 1ª saída de campo apresentado pela aluna:
Brasília – DF
2 de Junho de 2013
INTRODUÇÂO
O local da saída de campo foi nas margens da rodovia DF-280, localizada próximo a cidade de Santo Antonio do Descoberto - GO. A saída de campo teve como objetivo ter uma aula pratica sobre as rochas metamórficas estudadas em sala e como, através do seu grau de alteração, ela influenciava na instabilidade dos taludes da rodovia.
No local se conseguiu constatar de perto as transformações que ocorrem na rocha através do seu grau de alteração, como; a mudança de resistência, a descoloração da rocha e a grande presença de fraturas em diferentes pontos.
DESENVOLVIMENTO
As rochas na superfície terrestre estão continuamente a serem alteradas por agentes naturais, como a água, a variação de temperatura, gases atmosféricos e a ação de seres vivos. Assim pode-se vir a ter diversas conseqüências nas rochas, como a sua degradação, ou seja, um mecanismo pelo qual provoca mudanças no desempenho da rocha, tais como a sua resistência.
De acordo com o portal engenharia civil, “a alteração da rocha é a degeneração da rocha matriz, causada por agentes geológicos”. Assim se estabeleceu um parâmetro para os graus de alteração da rocha:
Rocha sã – Aonde não apresenta ter alteração física e química dos minerais.
Rocha pouco alterada – Apresenta poucos sinais de alteração
Rocha médio alterada – Minerais medianamente alterados, sendo bastantes descoloridos mas sendo muito resistentes.
Rocha muito alterada – Apresentam minerais bastantes alterados fazendo com que a rocha facilmente se quebre.
1º Ponto de parada
Chegando ao local ouvimos a explicação de como as rochas se comportam quando estão em exposição na superfície da terra. Foi encontrado o xisto, uma rocha metamórfica de origem