Ler de fato nos melhora?
Ler, de fato, nos melhora?
Começamos a praticar ação de ler quando passamos a compreender melhor o mundo ao nosso redor, quando tudo nos atrai e nos desperta o desejo de decifrar, interpretar e relacionar a realidade ficcional com a realidade em que vivemos.
A leitura nos leva a um fantástico mundo onde tudo está ao nosso alcance o único que pode limitar a leitura é o próprio leitor. Através dela se pode imaginar desde uma simples gota d’agua até um dilúvio. Imaginou a gota d’agua? E o dilúvio? Esse exercício de imaginar foi possível porque os olhos nos permitiu acessar a informação que estava diante dele através da leitura. O leitor imagina conforme o que está lendo, por isso a leitura se torna prazerosa e útil. É de mera importância a leitura para a formação neurológica e cultural de um individuo, ela pode construir caráter, personalidade, conhecimento, entre outros. Além de ser essencial para alguns profissionais. Ela nos ajuda a adquirir prática para atender as necessidades do mercado de trabalho e nos leva a conhecer melhor o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos, pois nos faz refletir.
Ou seja, ler não é simplesmente pegar um livro e saber o que nele está escrito, vai, além disso. A leitura nada mais é que entender, compreender e interpretar.
Esta ação move o homem através da curiosidade e do desejo de crescer gerando assim expectativas e uma visão mais ampla do mundo. Desta forma, ler se torna de fato essencial para a sobrevivência do homem.
Karen C. Loos
SPET 5374
Jornalismo