relatório de bioquimica
Prática: Identificação de Carboidratos
Nomes:
Bioquímica
Indaiatuba,10 de Abril,de 201
Introdução
Os carboidratos, ou hidratos de carbono, são biomoléculas que possuem fórmula mínina CH2O. No entanto existem moléculas, como desoxirribose, que se encontra em abundância no meio celular e cuja fórmula molecular é C5H10O4. Podemos definir os carboidratos como sendo derivados aldeídicos ou cetônicos de álcoois poliídricos superiores ou substâncias que, por hidrólise, fornecem esses compostos.
São classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Os monossacarídeos em suas propriedades químicas e físicas mostram a capacidade redutora. Não podem ser hidrolisados (aldoses ou cetoses).
Os dissacarídeos possuem propriedades redutoras (hidroxila anomérica livre C1, reduzem íons metálicos-Reagente de Benedict- cristais alaranjados).
Os oligossacarídeos são formados pela união de um pequeno número de monossacarídeos por ligações glicosídicas. Quando hidrolisados fornecem de três a seis moléculas de monossacarídeos.
Os polissacarídeos são geralmente os materiais de reserva celular, como o amido. Formados por centenas ou milhares de resíduos de monossacarídeos (glicose) unidos por ligações glicosídicas. Quando hidrolisados fornecem mais de seis moléculas de monossacraídeos.
Objetivo Estudar carboidratos e avaliar suas propriedades físico-químicas.
Material e Método
- Pisseta
- Pipetador
- Pinça de madeira
- Pipeta pasteur
- Pipeta graduada
- Tubos de ensaio
- Estante para tubos de ensaio
- Banho-maria Soluções
-