Relatório de aulas práticas de bioquímica
6.1 INTRODUÇÃO
Enzimas são proteínas, estimulam reações químicas essenciais para a vida. Catalisam centenas de reações que ocorrem no metabolismo, sendo a catalise essencial para o funcionamento dos organismos em tempo apropriado. Sem catalise as reações químicas necessárias para digerir alimentos, contração de músculos ou enviar impulsos nervosos não ocorreria em velocidade util. A sua principal característica é a especialidade com o substrato, cada substrato possui uma enzima especifica, que associados se encaixam como “chave e fechadura”.
“A maioria das enzimas são proteínas, com exceção de um pequeno grupo de moléculas de RNA com propriedades catalíticas, todas as enzimas são proteínas. A sua atividade catalítica depende da integridade da sua conformação protéica nativa. Essa atividade catalítica geralmente se perde caso uma enzima seja desnaturada ou dissociada em subunidades. Assim as estruturas preoteicas primaria, secundaria, terciária e quaternária das enzimas são essenciais para o exercício da atividade catalítica.”
(LEHNINGER, NELSON, COX, 1995, pg. 99)
Na aula pratica de enzimas, amilase salivar, o principal objetivo era observar através dos experimentos, as reações e resultados verificando a presença de açúcar redutor e amido.
6.2 MATERIAIS E MÉTODOS
Neste experimento, Especificidade Enzimática, utilizamos os seguintes materiais:Materiais laboratoriais: Tubos de ensaio, proveta, pipetas, béquer, cálice, funil, tela de amianto, gase e bico de bunsen.
Soluções: 2 ml de saliva (alunos), invertase, sacarose, amido, maltoses, glicose e frutose.
Reagentes: reagente Benedict e reagente Lugol.
Iniciando o experimento, 2ml de saliva foi diluída na porção de 1:10. Após, em quatro tubos de ensaio, identificados em tudo A, B, C e D, foram adicionados as seguintes soluções:
2ml de Invertase + 2ml de Sacarose 0,1M;
2ml de Invertase + 2ml de Amido 0,1%
2ml de Amilase Salivar + 2ml de Sacarose 0,1M
2ml