Relatório de aula pratica de bioquímica
Bioquímica
22 de Maio de 2013/Maceió-AL
Débora Heloísa
Graciete Carvalho
Jéssica Silva
Mariana Íris
Nayara Pâmela
Jane Ferreira
Relatório: Propriedades gerais das proteínas
22 de Maio de 2013/Maceió-AL
Propriedades gerais das proteínas
Realizamos no dia 16 de maio de 2013 a prática de número 5, tendo como tema:”propriedades gerais das proteínas. Dentro do tema efetuamos os seguintes procedimentos: a) Precipitação de proteínas por adição de sais neutros(efeito da força iônica) Em um tubo de ensaio utilizamos 2mL de clara (proteína), deixando escorrer pela parede do tubo acrescentamos 2mL de Sulfato de amônio, notamos que fica de início uma mistura heterogênea, ficando a clara encima e o sulfato embaixo dela. Em seguida misturamos as substâncias anteriormente citados por inversão. Em outro tubo colocamos 2mL de cloreto de sódio em 2mL de clara, nesse caso acontece o inverso do anterior, na mistura heterogênea a clara desce e o cloreto sobe. Depois misturamos tudo por inversão. Houve certa diferença entre as duas soluções após misturá-las por inversão, a primeira ficou com aspecto gelatinoso e leitoso e a segunda gelatinosa e um pouco transparente. b) Precipitação por ação do calor(desnaturação)
Nesse procedimento fora utilizadas 5mL de da solução de proteína em um tubo de ensaio, e levamos ao banho Maria por 5 minutos. Após o tempo previsto percebemos que a mistura solidificou. Isso aconteceu porque as proteínas possuem uma estrutura tridimensional que é relativamente sensível ação do calor, que causa a desorganização das cadeias pepitídicas. Esse fenômeno é chamado de desnaturação, ele promove alterações que diminuem a solubilidade da proteína(clara), precipitando-a . c) Precipitação da proteína por solventes orgânicos
Nessa etapa utiliza-se dois tubos, em cada um acrescenta-se 2mL de proteína, adiciona 4mL de etanol (gelado) e agita. Percebe-se uma mistura heterogênea com uma faixa (com aparência de neve)