Relatório das demonstrações
Etapa 3 – Passo 3
Relatório:
Nossa responsabilidade é a de expressar esclarecimentos sobre as demonstrações contábeis com base em nosso aprendizado durante todo o semestre letivo, através desta ATPS que foi conduzida de acordo com as normas brasileiras ABNT.
Começamos na definição dos objetivos destas demonstrações contábeis, este, oferece informação sobre a posição financeira e fluxos de caixa da empresa, para que este seja útil para a tomada de decisão por vasta gama de usuários administradores.
Para organizar estas informações o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), juntamente com a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) acatarão em um dos encontros, sugestão de não adoção, no Brasil, da alternativa de apresentação da demonstração do resultado abrangente e da demonstração do resultado do período numa única demonstração, e chega a um consenso nas demonstrações contábeis previstas no art, 176 da lei nº 6.404/76, entre outros artigos desta lei que faz com que a contabilidade no Brasil, fique padronizada, bem próximo aos padrões internacionais.
Assim foi definido também as seguintes, sequencia logica para todos os relatórios de demonstrações contábeis.
1- Balanço patrimonial.
2- Demonstração do resultado
3- Demonstração do resultado abrangente.
4- Demonstração das mutações do patrimônio liquido.
5- Demonstrações de lucro ou prejuízos acumulados.
6- Demonstração dos fluxos de caixa.
7- Notas explicativas às demonstrações contábeis.
Assim os relatórios contemplam uma linha de competência, continuidade, compreensibilidade e confiabilidade tendo nele um equilíbrio entre o custo e o beneficio.
No balanço patrimonial apresenta os ativos, passivos e o patrimônio liquido de uma entidade a partir de uma data especifica até o final do período contábil. Com a possibilidade de obter mais de 60 itens, para apresentação da posição financeira