Relatório de Comparação de Demonstrações Contábeis de Instituições Financeiras e não Financeiras
Itaú x Brasil Food
Esse relatório tem como objetivo verificar as diferenças entre as Demonstrações de Instituições de distintas áreas (Financeira e não Financeira). Utilizarei para a devida análise as Demonstrações do Itaú S.A. e da Brasil Food. S.A. no ano de 2013.
Iniciando a análise através do Balanço Patrimonial vemos que os ativos das empresas têm “formação” bem distintas. O Itaú possui como principais ativos, obviamente, os ativos financeiros como operações de crédito e arrendamento mercantil financeiro, ativos financeiros mantidos para negociação, entre outros. Não possui estoque, já que não é indústria e seu imobilizado tem valor pequeno. Já a Brasil Food tem uma formação totalmente diferente. Possui estoque e de tamanho relevante, seu imobilizado é considerável, já que possui máquinas e equipamentos para a “produção” de alimentos. Além disso, suas disponibilidades e suas contas a receber são maiores, diferentemente do Itaú que deve utilizar suas disponibilidades em outros investimentos, mantendo pequena quantidade em cofres.
Com relação aos Passivos a distinção continua enorme, já que os passivos do Itaú advêm de suas atividades financeiras. Depósitos, captação em mercado aberto e provisão de seguros e previdência privada são os mais relevantes. Já a Brasil Food possui um passivo que é totalmente estruturado para o financiamento da aquisição e produção de seus estoques e imobilizados (máquinas e equipamentos para produção). O que é mais semelhante entre elas são as provisões, já que a “BF” também um valor relevante em provisão, como por exemplo, a provisão para previdenciárias.
Analisando a Demonstração de Resultados notamos que o Resultado Financeiro é bem amplo para o Itaú, ou seja, tem vários desdobramentos, é afetado por várias “atividades”, bem diferente da Brasil Food que tem seu Resultado Financeiro pouco diversificado. Além disso, o Itaú possui