Analise financeiro - demonstrações e objetivo
É possível afirmar que a análise das demonstrações contábeis ou financeiras tem por objetivo avaliar, ou melhor, produzir informações necessárias para que as partes interessadas avaliem a posição econômico-financeira passada e atual de uma entidade. Este artigo científico tem por objetivo explorar os meios de como se analisa e quais são estas demonstrações. Faz-se útil, também, afirmar que em contabilidade a análise de demonstrações financeiras ou contábeis e análise de balanço são sinônimos.
Toda a análise dos demonstrativos financeiros impacta nas decisões tomadas sobre o patrimônio e os resultados da empresa como, também, servirão de apoio para a decisão sobre novos investimentos e, ainda, as condições mais apropriadas para financiá-los.
Além de informar os usuários internos sobre os pontos críticos que merecem maior atenção no gerenciamento operacional e estratégico, informar o impacto de suas ações na estrutura financeira da empresa, e quanto aos usuários externos a análise dos demonstrativos também revela a situação empresarial para seus acionistas, investidores, economistas, instituições financeiras, fornecedores e clientes, governos, sindicato e associações de classe.
Cada um desses analisará a situação econômica ou financeira da organização, conforme seus interesses particulares. Assim, para os acionistas e investidores, pode ser interessante conhecer a rentabilidade gerada pela empresa. Para os credores, pode ser interessante conhecer a capacidade para saldar os compromissos. Enquanto que o governo direcionará a sua atenção para os aspectos legais da construção dos demonstrativos que assegurarão o recolhimento de tributos.
2 OBJETIVOS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS
Conforme instrui o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, em seu pronunciamento técnico CPC 00, o objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira da entidade (Balanço