Relatório de Análise de Demonstrações Contábeis - Empresa JBS S.A.
A JBS é líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves, além de ter uma forte participação na produção de carne suína. Atua nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno, embalagens metálicas e produtos de limpeza. A Cia se classifica no setor econômico de Consumo não Cíclico, Alimentos Processados e Carnes e Derivados. Seu código de negociação na Bovespa é JBSS3.
Tendo como base o último ano analisado, ou seja, 2012, ressalta-se que o parecer emitido pela auditoria da KPMG Auditores Independentes não conteve nenhuma ressalva e que todas as Demonstrações são fidedignas e foram elaboradas de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e as Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS) emitido pelo International Accounting Standards Board (IASB).
Analisamos o quadro clínico da empresa nos anos de 2010, 2011 e 2012. No ano de 2012, a empresa publicou suas demonstrações consolidadas com prejuízo em 2010 e 2011 e um lucro em 2012.
Em relação à liquidez, notamos, com o quadro clínico, que a tendência da Liquidez Corrente foi estabilizar e que o conceito, em relação à mediana do setor é bom para o último ano. A liquidez Seca tende a melhorar e tem o conceito bom em relação à mediana do setor. A liquidez Geral apresentou uma melhora, mas em relação à mediana se encontra razoável. Por fim, a liquidez imediata se manteve estável em torno de 0,20. O Endividamento da empresa é médio, quando comparado com a média brasileira. A qualidade do Endividamento da empresa é satisfatória, ou seja, ela opera mais com dívidas a longo prazo, o que propicia à empresa um tempo maior para gerar recursos necessários para saldar seus compromissos. Isso pode ser comprovado pelo fato de a empresa possuir uma liquidez Corrente alta, o que indica que possivelmente ela não tem problemas de pagamento de suas dívidas. Notamos que a Rentabilidade da empresa foi negativa nos dois primeiros anos (2010 e 2011), resultado de uma