Relatório de Análise das Demonstrações Contábeis
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
BÁRBARA JACIELLE DA SILVA FREIRE - 13992
CAMILA RAQUEL DE SOUZA SILVA – 14080
JOÃO CRISPINIANO GOMES DE AMORIM COELHO - 13932
RELATÓRIO DE ANÁLISE DA COMPANHIA M. DIAS BRANCO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE ALIMENTOS
FACAPE
2013
RELATÓRIO DE ANÁLISE
Conforme apresentação das demonstrações e relatórios contábeis relativos aos anos de 2010, 2011 e 2012, da Companhia M. Dias Branco S. A. Indústria e Comércio de Alimentos observou-se o comportamento financeiro e econômico da empresa segundo os índices de liquidez, atividade, endividamento, rentabilidade e lucratividade.
Nos resultados descritos nos Índices de Liquidez, observou-se nos resultados de Liquidez Imediata, decrescimento de 0,19 em 2010 para 0,17 em 2011, no ano 2012 a capacidade para pagamento de curto prazo aumentou para 0,29.
Considerando ainda que o Passivo Circulante da empresa cresceu numa proporção maior que o Disponível em 2011, diminuindo seu valor em 2012.
A razão do incremento deve-se, principalmente, ao aumento do endividamento com os passivos assumidos com a aquisição da Pelágio e J.Brandão. Em 2011, a Companhia registrou um aumento nas disponibilidades. O caixa gerado das atividades operacionais foi substancialmente aplicado na aquisição de ativos permanentes, aquisições de empresas e no pagamento de juros sobre o capital próprio. Apesar da evolução do Disponível, o resultado da Liquidez Imediata não apresentou situação favorável, pois permaneceu abaixo do valor necessário para o cumprimento das obrigações empresariais de curto prazo.
Durante a Liquidez Corrente, os índices apresentaram comportamento irregular, porém obtiveram resultados positivos. Nos anos estudados a empresa obteve valores correspondentes a 2,37, 1,50 e 2, 24. Os bens e direitos da empresa foram maiores que as obrigações, por tanto ela conseguiu honrar com seus compromissos de curto prazo durante os três