RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1: OBSERVAÇÃO DAS CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAMPUS AMARGOSA-BA
Luma de Oliveira
Ana Paula Silva
Nataly Brito
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 1:
OBSERVAÇÃO DAS CÉLULAS DA MUCOSA BUCAL
Amargosa/BA
Abril de 2010.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
De acordo com Alberts¹ as células são as principais unidades de vida, todas as coisas vivas são feitas de células: pequenas unidades limitadas por membranas preenchidas com uma solução aquosa concentrada de químicos e dodatas com capacidades extraordinárias de criar cópias delas mesmas pelo seu crescimento e divisão em duas.
Os estudos realizados sobre a biologia celular nos fornecer respostas para questões sobre nos mesmos, como, de onde viemos? Por que ficamos doentes, envelhecemos e morremos?
Por meio de microscopia simples, é possível observar que os organismos vivos podem ser classificados, de acordo com as estruturas internas das células, em dois grupos: os eucariotos e os procariotos. Uma das principais características que difere um do outro é o fato de que os eucariotos possuem um núcleo envolvido por uma membrana dupla e os procariotos não. As plantas, os fungos e animais são eucariotos; as bactérias são procariotos.
Sendo a célula observada um eucarioto que é composto de numerosas partes mais as principais são: o núcleo (local onde o conjunto de genoma é armazenado e replicado), o citoplasma (volume interno limitado pela membrana plasmática), e a membrana plasmática (periferia da célula, que separa o seu conteúdo interno da circunvizinhança), que são possíveis de serem vistas na microscopia óptica.
OBJETIVO
Visualizar a célula identificando núcleo, citoplasma e a membrana plasmática celular da mucosa bucal, utilizando as objetiva microscópica com aproximação de 4x, 10x e 40x.
MATERIAIS E MÉTODOS
Microscópio óptico
Espátulas de madeira
Lâminas
Lamínulas
Soluções, fisiológica e azul de metileno.
Com a cavidade bucal limpa,