Biologia celular
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CAMPUS DE LAGARTO
MÓDULO: MEMBRANAS BIOLÓGICAS
FATORES QUE AFETAM A INTEGRIDADE DAS BIOMEMBRANAS
Questionário nº 1 apresentado ao módulo de membranas biológicas, sendo registro da aula prática do dia 12 de setembro de 2014.
O microscópio é um instrumento que permite a observação de pequenos seres ou estruturas não perceptíveis a olho nu. Acredita-se que o microscópio foi inventado em 1591 por Zackarias Janssen e seu pai, Hans Janssen dois holandeses fabricantes de óculos. Eles descobriram que duas lentes de vidro, montadas apropriadamente nas extremidades de um tubo, ampliavam as imagens e permitiam observar objetos muito pequenos, invisíveis a olho nu. Tudo indica, porém, que o primeiro estudioso a empregar um microscópio na investigação da natureza foi o holandês Antonie Van Leeuwenhoek.
Os microscópios óticos modernos são descendentes sofisticados do microscópio composto de Hooke. Eles são dotados de 2 sistemas de lentes de cristal (oculares e objetivas) que produzem ampliações de imagem que vão em geral de 100 a 1000 vezes, deste modo revelando detalhes, até então invisíveis para nossa visão. No microscópio ótico, a luz que chega aos nossos olhos para formar a imagem. O Microscópio óptico é composto por:
*Lentes Oculares: Sistema de lentes que permite ampliarem a imagem real fornecida pela objetiva, formando uma imagem virtual que se situa a aproximadamente 25 cm dos olhos do observador.
*Revólver: Peça giratória portadora de objetivas de diferentes ampliações
* Lentes Objetivas: Permitem ampliar a imagem do objeto 10x, 40x, 50x, 90x ou 100x.
*Parafuso macrométrico: A sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, de grande amplitude.
*Parafuso micrométrico: A sua rotação é responsável por movimentos verticais da platina, de pequena amplitude, permitindo aperfeiçoar a focagem.