Citologia
CENTROS DE ESTUDO SUPERIORES DE PARINTINS
LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
JOSÉ EDUARDO GALINDO FARIAS
RELATÓRIO DE AULAS PRATICA DE CITOLOGIA
Trabalho solicitado para obtenção de nota parcial na disciplina Citologia, do Centro de Estudos Superiores de Parintins, da Universidade do Estado do Amazonas, ministrada pelo profº Adailton M. Silva.
Parintins
2012
1. INTRODUÇÃO
Neste período estudamos a cadeira de citologia, com uma carga horária de 90 horas ministradas pelo professor Mestre Adailton M. Silva, com o objetivo geral de nos apresentar as células, sendo elas animais e vegetais, e quais suas principais funções nos organismos. Nessas aulas práticas observamos a grande diversidade de forma celular, assim como todas suas estruturas. Tivemos a oportunidade de conhecer os componentes do microscópio e suas funções, assim como, realizar preparação de lâminas, aplicação de reagentes e conhecer as normas de biossegurança.
2. AULA PRATICA Nº 1
2.1 OBJETIVOS
Microscópio óptico e seus componentes. Descrição na prática dos principais componentes, principalmente na mudança de objetivas, ajuste das oculares e medidas de segurança para não quebrar lâminas.
2.2 METODOLOGIA
Para compreensão do estudo celular é primordial o domínio do microscópio que é um instrumento usado para ampliar e regular, com uma série de lentes multicoloridas e ultravioleta capazes de enxergar através da luz, estruturas pequenas e grandes impossíveis de visualizar a olho nu. É constituído por uma parte mecânica que suporta e permite controlar e por uma parte óptica que amplia as imagens. Seus componentes são os seguintes: Condensador - conjunto de duas ou mais lentes convergentes que orientam e espalham regularmente a luz emitida pela fonte luminosa sobre o campo de visão do microscópio. Platina - onde se fixa a reparação a observar; tem uma janela por onde passam os raios luminosos e também