RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DE Ka DO ÁCIDO ACÉTICO
CCBA - CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E BIOLÓGICAS
CURSO DE AGRONOMIA
QUI0346D - QUÍMICA APLICADA A AGRONOMIA
PROFESSOR: Almir Luis Brancher
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA:
DETERMINAÇÃO DE Ka DO ÁCIDO ACÉTICO
Caxias do Sul, 20 de março de 2014.
INTRODUÇÃO
O ácido acético é um ácido fraco e se encontra na alimentação humana, sob a forma diluída, o vinagre. Este é quimicamente denominado de ácido etanoico, possui um cheiro irritante, e sua forma estrutural é demonstrada da seguinte maneira:
O vinagre é produzido por fermentação bacteriana e o seu consumo traz alguns benefícios ao organismo, tais como a diminuição do pH estomacal, o controle da pressão arterial, e a diminuição dos radicais livres. Porém, durante a obtenção do ácido acético por via fermentativa, podem ser formados outros ácidos orgânicos, como por exemplo, o ácido lático que pode influenciar nas características do vinagre. Desta forma torna-se necessário conhecer as concentrações destes dois ácidos durante o processo de fermentação do vinagre a fim de se obter um produto de boa qualidade.
No seguinte trabalho determinaremos o Ka (constante de equilíbrio) do ácido acético, a partir de cinco soluções diferentes. Quanto menor o valor para a constante de equilíbrio Ka de um ácido, mais fraco é este ácido. Não devemos confundir um ácido fraco com um ácido diluído. Um ácido fraco tem um valor de Ka pequeno e um ácido diluído tem uma concentração baixa. Para determinar a constante de equilíbrio utilizaremos a seguinte equação:
Ka = [H+] [A-] / [HA]
OBJETIVO
Determinar a constante de acidez do ácido acético em cinco soluções diferentes;
Observar que independente da concentração, o Ka tende sempre a ser igual.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
- Em um Becker, colocou-se cerca de 100mL da solução padronizada de CH3COOH, sendo está a solução mãe, possuindo uma concentração de 0,449