Relatório
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM BIOCOMBUSTÍVEIS - Noturno
Disciplina: Química Geral
Professor: Dr. Renato Roveratti
Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - FATEC
Alunos:
Alessandro Rafael Oliva de Lima
Arquimedes Ortiz Jr.
Denis Eduardo Miranda Jardim
Raphael Celidonio Ribeiro
Robinson Paschoaloto
Marcos Cláudio de Almeida
ESTADO DE SÃO PAULO
PIRACICABA, DEZEMBRO DE 2010
RESUMO
Nesse experimento procurou-se determinar o teor de ácido acético encontrado em uma amostra de vinagre comum comercial, adquirido em supermercado. Vale ressaltar que a escala de medida no final será expressa em porcentagem. Pela razão do ácido acético ser um ácido fraco (Ka = 1,753 x 10-5 ), foi utilizada a técnica de titulação com uma solução padronizada de NaOH (Hidróxido de sódio) base forte, usando fenolftaleína como indicador. Alguns conhecimentos serão abordados a fim de estabelecermos uma ponte ao resultado final, tais como, concentração molar e estequiometria das reações envolvidas.
PALAVRAS- CHAVE: Titulação, mol, vinagre, ácido acético.
1. INTRODUÇÃO De um modo geral análise química pode ser definida como um processo que fornece informações químicas ou físicas sobre uma amostra ou sobre a amostra. Existem diversas técnicas para tanto, normalmente referindo-se a técnicas em via úmida e instrumental. Análise química então é o conjunto de técnicas de laboratório utilizadas na identificação das espécies químicas envolvidas em uma reação, como também a quantidade dessas espécies,podendo ser realizadas de três diferentes formas: quantitativamente, qualitativamente ou apenas imediata.
Análise imediata: consiste em isolar as espécies que constituem o material, esse isolamento pode ser feito manualmente. Por exemplo, se queremos analisar uma amostra sólida e esta estiver inserida em um meio