Cooperativa de Infraestrutura
DISCIPLINA: ASSOCIATIVIMO
PROFESSOR: JULIO CESAR DA FONSECA
ACADÊMICOS: GUILHERME MIOZZO, RODRIGO BENETTI E THOMAS PENSO
COOPERATIVAS DE INFRAESTRUTURA
VIDEIRA/SC
2014
Cooperativas de Infraestrutura
1. HISTÓRIA:
O cooperativismo é uma sociedade de pessoas que tem como objetivo principal o resultado econômico, mantendo-se sempre fiel à doutrina cooperativista de contribuir para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades.
As cooperativas de infraestrutura não tiveram o mesmo desenvolvimento satisfatório das outras modalidades de cooperativas, mas mesmo assim procuram ocupar espaços que dificilmente seriam ocupados pelo Serviço Público. Dentre as cooperativas de infraestrutura, destacam-se: as de eletrificação rural e telefonia rural.
Quanto as cooperativas de eletrificação rural, o surgimento destas possui duas etapas: antes e depois do advento do Estatuto da Terra, promulgado em 30 de novembro de 1964, que dá ênfase especial para a difusão da eletrificação rural através do Sistema Cooperativista.
Essa solução surgiu porque a eletrificação rural não é um empreendimento rentável, e, por conseqüência, não atrai as concessionárias de energia elétrica. Nesse sistema, o próprio usuário mobiliza recursos de poupança e crédito para os investimentos, a fim de serem desenvolvidos os processos de construção de energia elétrica no meio rural.
2. CONCEITO:
As cooperativas de infraestrutura, também denominadas de “Cooperativas de Energia/Telecomunicação e Serviços”, possuem a finalidade de atender direta e prioritariamente o próprio quadro social de uma determinada região/localidade com serviços de infraestrutura.
Estas cooperativas atendem direta e prioritariamente o seu quadro social com serviços essenciais, como energia e telefonia.
A característica principal desse ramo do cooperativismo é a prestação de serviços de infra-estrutura