Relatório de química analítica
TÍTULO: EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE
Alunos:
Manaus – AM
2012
Relatório da Aula Prática 4
1. INTRODUÇÃO
Um ácido pode ser definido como uma substância que, quando dissolvida em água, se dissocia formando íons de hidrogênio ([pic]), enquanto uma base pode ser definida em água, se dissocia formando íons de hidroxila ([pic]). As soluções aquosas que contém íons são chamadas eletrolíticas. Os ácidos e as bases que são completamente ionizados em solução formam eletrólitos fortes e os que são parcialmente ionizados formam eletrólitos fracos. Os ácidos e as bases que formam eletrólitos fortes são chamados respectivamente, ácidos fortes e bases fortes, assim como os ácidos e as bases que formam eletrólitos fracos são chamados ácidos fracos e bases fracas. O pH é uma maneira de representar a concentração hidrogeniônica, ou seja, a concentração de íons de hidrogênio, em uma solução. O pH de uma solução é dado pelo negativo do logaritmo da concentração de íon de hidrogênio:
[pic]
O [pic] é ordenado numa escala de valores que para soluções aquosas varia de 0 a 14. As soluções em que a concentração de [pic] é maior que a de [pic] são denominadas ácidas e apresentam [pic], já as soluções em que a concentração de [pic] é menor que a de [pic]são denominadas básicas e apresentam [pic].
Para qualquer solução aquosa é válida a correlação:
[pic]
O [pic] pode ser medido experimentalmente através do uso de indicadores, de papeis indicadores ou de potenciometria. Os indicadores são substâncias, normalmente um ácido orgânico fraco ou base fraca em solução diluída, que mudam de cor conforme a concentração hidrogeniônica, essa mudança acontece em uma faixa bem definida de [pic].
A potenciometria é o método mais preciso para a determinação de[pic], pois, é fundamentado na medição da força