Teoria geral de sistemas
Teoria Geral de Sistemas
UNIDADE I:
TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Prof. MSc.Paulo Almeida
2010
SUMÁRIO
1. 2. 3. 4. 5. 6. Conceituação de Sistemas Características dos Sistemas Tipos Comuns de Sistemas Sistemas Automatizados Princípios Gerais de Sistemas Conclusões
A. Leituras recomendadas
1. CONCEITUAÇÃO DE SISTEMAS
A teoria geral de sistemas foi desenvolvida a partir dos anos 30 pelo biólogo Ludwig von Bertalanffy, na busca de um modelo científico explicativo do comportamento de um organismo vivo.
Um sistema aberto define-se como um todo organizado formado por elementos interdependentes, rodeado por um meio exterior, com o qual troca energia ou informação (input e output).
Conceitos
O sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. (OLIVEIRA, 2002) Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerada como um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco da atenção. (ALVAREZ, 1990)
2. Características dos Sistemas
1. O todo tem características próprias e é superior à soma de suas partes. 2. As partes integrantes de um sistema são interdependentes. 3. Sistemas e subsistemas relacionam-se e estão integrados hierarquicamente. 4. Na busca do equilíbrio, os sistemas se autoregulam. 5. Os sistemas influenciam e são influenciados pelo meio exterior. 6. A autoregulação dos sistemas implica na capacidade de adaptações. 7. Os sistemas podem alcançar seus objetivos através de diversas maneiras.
3. TIPOS COMUNS DE SISTEMAS
SISTEMAS NATURAIS