Varios
A necessidade de negociar está presente constantemente no nosso dia-a-dia, nós negociamos desde criança, dentro de casa, em acordos com Filhos, Conjugue, mãe/pai, empregados, no trabalho, com amigos e vários outros, estamos sempre em processo de negociação e com isso torna-se cada vez mais necessário, que saibamos nos sobressair bem em uma negociação, é essencial aprimorar a capacidade de negociação, sabendo chegar a um acordo onde ambas as partes saiam satisfeita, ser um bom negociador, é muito importante em todos os campos da nossa vida, principalmente no campo profissional.
Temos varias fontes de estudo, muito vastas para o tema Negociação, onde cada autor expõe suas ideias e apresentam suas definições.
Vamos citar o Conceito de Negociação de Roger Fisher (1997), um dos maiores especialistas mundiais no tema negociação,
Etapa 2
“Negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta” FISHER.
Fisher, diz que o processo de comunição bilateral terá como objetivo de chegar a um senso comum, para que seja uma negociação de sucesso.
Segundo o norte-americano Roger Fisher não existe uma resposta universal para os princípios universais da negociação, porque isso depende muito da cultura de cada país. Mas há sete elementos-chave em uma negociação.
Fischer coloca como sendo sete os elementos-chave em uma
Negociação, muito semelhantes aos sete elementos mencionados por Costa.
(1993), que veremos a seguir:
· Alternativas: são possíveis ações que uma parte pode realizar sem entrar em
Acordo com as outras partes (diferente de Opções, que requerem acordo).
· Interesses: são as preocupações, desejos, necessidades, esperanças e.
Temores subjacentes e motivadores das posições, exigências e pontos de vista. das diferentes partes.
· Opções: são as possíveis maneiras de lidar com uma questão que requeira um acordo mútuo das partes, mesmo que não aceitável para elas.
· Legitimidade: é o critério pelo qual a