Relatório crioscopia
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Pré-relatório de Físico-Química Experimental – 518/03
CRIOSCOPIA
Rafael Luiz Passoni Sanches
Roberto de Matos
Prof. Dr. Noboru Hioka
15/01/03
Introdução
Algumas propriedades físicas das soluções são alteradas em função da concentração do soluto. Em outras palavras, estas variações são dependentes do número de partículas do soluto e independentes de sua natureza química. Estas propriedades são chamadas propriedades coligativas e são (a) pressão de vapor; (b) elevação do ponto de ebulição (ebulioscopia); (c) abaixamento do ponto de fusão (crioscopia); (d) pressão osmótica. Todas as propriedades coligativas provém do abaixamento do potencial químico do solvente líquido provocado pela presença do soluto. Esta redução faz o potencial diminuir de uma quantidade RT ln xi.
|(io = (io + RT ln xi |(1) |
O potencial químico do solvente sólido e gasoso não é afetado pela presença do soluto, pois o mesmo não comparece nestas fases, uma vez que considera-se o soluto não volátil e insolúvel no solvente sólido. De acordo com o diagrama de ( em função de T (Fig. 1), observa-se claramente o abaixamento da temperatura de equilíbrio sólido-líquido (abaixamento crioscópico) e também a elevação da temperatura do equilíbrio líquido-vapor (elevação do ponto de ebulição).
Fig. 1 – O potencial químico do solvente na presença do soluto. O abaixamento do potencial químico do líquido tem efeito maior sobre o ponto de congelamento do que sobre o ponto de ebulição, em virtude dos ângulos de interseção das retas. O solvente puro é representado pela linha cheia, sendo o soluto não volátil ele não participa da fase gasosa, de modo que a curva do vapor fica inalterada. A curva interrompida representa o