Relatório cetona
QUÍMICA ORGÂNICA
ACETONA
Luís Fernando, Francis Murilo, Mateus, Kleiton Pafetti
Objetivo:
Formar o a Acetona a partir da mistura de substâncias bem como do uso do processo de destilação.
ACETONA
Introdução
A acetona forma-se, juntamente com outros produtos, na destilação seca da madeira. Em casos patológicos, bem como após um jejum prolongado, a acetona parece na urina humana. Existem certos microorganismos capazes de produzir a acetona durante o metabolismo dos hidratos de carbono - Bacillus macerans e Clostridium acetumbutiricum. Esse fato tem sido aproveitado para fins técnicos de preparação desse composto.
A acetona, é um líquido incolor muito volátil, e é largamente usada como matéria-prima para o preparo de diversas substâncias orgânicas. Todavia sua principal aplicação consiste ser solvente de inúmeros produtos, tais como acetato de celulose, lacas, resinas, acetileno, etc. É totalmente miscível (aquilo que se dissolve, resultando em uma mistura homogenia) com água, sendo também usada para homogeneização de misturas de solventes.
Resumo
Misturamos 29 g de Dicromato de Potássio com 150 ml de H2O e adicionamos aos poucos 25 ml de H2SO4. Com a reação destas substâncias houve aquecimento na mistura e foi necessário resfriar. Depois de a mistura estar na temperatura de aproximadamente 20ºC no Erlemmeyer, foi adicionado 19 ml de Álcool Isopropílico que previamente havia sido misturado com 60 ml de H2O, com a adição do Álcool Isopropílico+ H2O a mistura no Elemmeyer apresentou um tom escuro (preto). Na fase final do experimento a mistura de coloração escura foi destilada e re-destilada, onde neste último processo colhemos a Acetona, liquido incolor, de forte cheiro e muito volátil.
Materiais e Métodos
Material Utilizado
* Erlemmeyer 500 ml * Béquer 500 ml * Kytassato 500 ml * Condensador com 2 mangueiras * Suporte universal * 2 garras * Tela de amianto * Tripé *