Relatório Brasil Food Trends
Introdução à Metodologia Científica
Professora: Tânia Klein
2013.2/Tarde
Grupo 10: Adriano C. Souza Adrielly Balbino Aldael Rizzo Carneiro Lucas Goulart Rafael Oliveira
Desenvolvimento de Produtos Alimentícios, a Educação e o Profissional Valorizado
A palestra proferida pela professora Ana Lúcia Vendramini tratou do Brasil Food Trends 2020, projeto focado no auxílio ao desenvolvimento de processos e produtos alimentares com base em tendências observadas e também da valorização do profissional por meio da educação.
O Brasil Food Trends é uma iniciativa conjunta da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e do Ital (Instituto de Tecnologia de Alimentos) que tem por objetivos a apresentação das principais tendências de alimentação no Brasil e a análise de seus impactos para as diferentes atividades e setores de alimentos no país. Esse estudo foi apresentado em 2010 em São Paulo em um relatório produzido por integrantes do governo e uma equipe técnica formada por especialistas no setor de alimentos no Brasil. A grande contribuição deste relatório é informar, especialmente as empresas de pequeno porte, a evolução do mercado e as tendências do setor, de forma a ajudar na tomada de decisão dos empresários do ramo.
O projeto é dividido em três etapas principais: publicação do relatório, Pesquisa Nacional Fiesp/Ibope sobre o perfil do consumo de alimentos no Brasil e a formação de um grupo estratégico do Brasil Food Trends para discussão e monitoramento das tendências. No relatório foram apresentados os cinco grupos de tendências para alimentos:
Sensorialidade e Prazer (englobando os alimentos premium, étnicos, gourmet, etc);
Saudabilidade e Bem-estar (produtos light/diet, energéticos, fortificados, etc);
Conveniência e Praticidade (pratos prontos, produtos para micro-ondas, etc);
Confiabilidade e Qualidade (garantia de origem,