Reprodução Humana
Células de Sertóli são responsáveis pela nutrição do espermatozóide.
Celulas geminativas: Produzem espermatozóides.
Fases do espermatozóide: Produção de flagelo , produção do acrossomo, organização das mitocondrias. O sistema genital masculino:
É composto por: Testículos, epidídimos, canais deferentes, visículas seminais , próstatam canal ejaculatório, glandulas bulboretrais, e pênis.
Testículos. São as gônadas ou glândulas sexuais masculinas. Encontram-se envolvidos pelo escroto ou bolsa escrotal, situada na parte superior do intervalo entre as coxas. Dentro dos testículos existem os lóbulos testiculares, cada lóbulo abriga de um a quatro túbulos semiferos, onde os espermatozóides são produzidos.
Epidídimo: Uma vez formados nos túbulos seminíferos testiculares. Os espermátozoides passam para o epididimo. Onde permanecem temporáriamente armazenados.
Canal deferente. Do epididimo os espermatozóides passam para o canal deferente, um tumo longo no qual são descarregados os liquidos seminal e prostático.
O liquido seminal tem função nutritiva ( É produzido pelas vesículas seminais)
O liquido prostático é leitoso e alcalino que contribui para neutralizar a acidez das secreções vaginais e promove o aumento da motilidade e fertilidade dos espermatozóides (É produzido pela próstata).
Canal ejaculatório. Do canal deferente os espermatozóides passam para o canal ejaculatório e dai para o interiror da uretra.
Pênis Orgão masculino de copula, o pênis é uma estrutura relativamente flácida, quando não se encontra estimulada. Uma vez estimulado, suas artérias se dilatam e uma grande quantidade de sangue fica retida em certos espaços de natureza esponjosa.
Hormônios.
Testículos são glândulas endócrinas.
A atividade dos testículos é regulada por hormonios liberados pela adenoipófice.
FSH( Hormônio foliculo-estimulante) promove a maturação dos espermatozóides nos tubos semíferos. E o ICSH (Hormonio estimulante de celulas intersticas)
Também